7 COISAS ESSENCIAIS PARA SE CONSIDERAR ANTES DE COMEÇAR A PLANEJAR SUA VIAGEM

Antes de decidir as datas de sua viagem e começar a fazer o seu roteiro, há uma série de coisas importantíssimas que você precisa considerar sobre o seu destino, para que você aproveite sua viagem ao máximo e para que não seja pego de surpresa!

Vamos supor que você escolheu um país para onde viajar. Talvez seja um lugar que você sempre quis conhecer, talvez você tenha se apaixonado por alguma coisa sobre este país, e agora você decidiu que vai começar a planejar sua viagem para lá!

Mas calma.

Vou mostrar a você quais são as 7 PRIMEIRAS COISAS que EU pesquiso sobre um país antes de começar a planejar a minha ida, e antes mesmo de bater o martelo na minha decisão sobre aquele destino. Esses 7 pontos sāo ESSENCIAIS e vão te ajudar a decidir o melhor destino, as melhores datas e o melhor roteiro para sua viagem.

1) Decida se você vai sozinho ou acompanhado, e considere seus acompanhantes

A primeiríssima coisa que eu faço quando estou decidindo ir viajar, é considerar se quero ir sozinha ou se quero viajar junto com alguém. No meu caso, a maioria das vezes vou sozinha, pois é como eu prefiro viajar, e com isso em mente fico livre para planejar tudo de acordo com minhas vontades e capacidades.

Porém se você gosta de viajar acompanhado, considere quem você vai levar com você, tendo em mente o tipo de viagem que você quer fazer! Por exemplo, se você estiver planejando uma viagem com um amigo ou seu par romântico, você terá que incluir no roteiro coisas que os dois gostem de fazer. Ou se você for levar sua família, considere o fato de que crianças não aguentam fazer trilhas difíceis ou andar o dia todo, e avós provavelmente irão precisar ficar hospedados em hotéis mais confortáveis, aumentando o custo da viagem.

Quem vai na viagem é a primeira coisa que você precisa decidir, pois isso irá determinar o restante das suas pesquisas!

2) Segurança do país

Uma vez decidido quem vai na viagem, a segunda coisa que eu pesquiso é o nível de segurança do país. Por exemplo, se eu estiver indo sozinha, pesquiso se é seguro para mulheres viajarem sozinhas para aquele país. Se não for, e eu não conseguir ninguém para ir comigo, eu já descarto de cara o país, e penso em outro destino.

Você pode também fazer uma pesquisa ampla de uma região que você queira ir, e ver qual país é o mais seguro para sua situação. Uma vez eu queria viajar com minha mãe e minha irmã para algum lugar do Oriente Médio. Pesquisamos então qual era o país do Oriente Médio mais seguro para mulheres sozinhas, e acabamos encontrando a Jordânia. Mesmo sendo na época do início da guerra na Síria, pesquisamos bastante, ligamos na embaixada Brasileira de lá, e todos nos diziam que era muito seguro. Foi uma viagem incrível, mas foi incrível porque nos precavimos em escolher bem o nosso destino.

Se o país não for tão seguro, você pode pesquisar se existem regiões do país que sejam mais tranquilas, e planejar sua viagem de acordo, passando somente por essas regiões.

Por fim, mesmo que você estiver indo acompanhado, pesquise sempre se é seguro para turistas sairem ou andarem a noite, pois se não for, você terá que calcular sua volta ao hotel/albergue antes do pôr do sol (isto é um fato que muitos esquecem!). Nesta nossa viagem para a Jordânia, nos esquecemos deste fato quando fomos visitar o Mar Morto, que ficava a um deserto de distância do nosso hotel. De manhã dirigimos através do deserto, nos maravilhando com os camelos e acampamentos de beduínos pelo caminho. A noite porém, quando fomos voltar para casa, nos esquecemos que teríamos que atravessar o deserto de volta, desta vez na escuridão total! Por sorte o país era realmente seguro, e 2 anjos em forma de Jordanenses nos guiaram através do deserto até a cidade que estávamos hospedadas. Mas lembre-se, assistir o pôr do sol em um país estrangeiro é incrível, porém não se esqueça que depois que o sol se põe, o céu escurece! Considere sempre o tempo de volta até sua hospedagem!

3) Época do ano

Agora que você já sabe quem vai e já se certificou que seu destino é seguro para você ir, é hora então de decidir quando ir. Se você é flexível em suas datas de partida, você pode pesquisar quando é a melhor época do ano para ir ao seu país de destino. Pense no objetivo da viagem e nas condições do país. Por exemplo, se você quer ir ao Canadá e seu objetivo é ver neve, você terá que planejar de ir no inverno. Porém, no Canadá faz -30ºC no meio do inverno! Se você pesquisar um pouco, verá que você pode ir no início do inverno, quando já tem neve, mas as temperaturas são mais amenas. Já se você quer aproveitar o país com sol sem o tempo atrapalhar, você terá que pesquisar qual época do ano é a mais seca/ensolarada.

Tudo depende do que você quer ver e fazer na sua viagem. Coisas que eu considero de acordo com meus objetivos são:

  • Épocas de chuva/seca: se você não quer chuva, fuja dela. Porém, pense se você precisa da época da cheia para não pegar rios ou cachoeiras vazios! Imagine ir para Niagara Falls, e pegar as cachoeiras sem água!
  • Épocas de neve: se você quer esquiar em algum lugar, não adianta somente ir no inverno. Há países que tem épocas de nevascas violentas e muitos ski resorts podem fechar nessas épocas. Países como Inglaterra por exemplo também tem todo o sistema parado quando neva (trens, voos, taxis… tudo para), então pense bem quando for planejar uma viagem no inverno!
  • Épocas de extremo frio e calor: lembre-se que alguns países tem temperaturas extremas. Invernos de -30ºC e verões de 45ºC. Confira quando são as épocas de extremo frio ou calor!
  • Alta e baixa temporada: considere épocas que os países estão em alta temporada. Normalmente, a alta temporada tem a ver ou com o clima, ou com as férias. Mas se você tem fleibilixade de datas, ir duas ou três semanas antes de começar a alta temporada pode valer muito a pena, tanto para o bolso, quanto para pegar atrações e pontos turísticos mais vazios!
  • Horários de funcionamento de atrações turísticas: considere que algumas atrações turísticas podem fechar em certas épocas do ano, ou em certos dias da semana. Na europa por exemplo, é comum atrações importantes fecharem no inverno, e museus também tendem a ter um horário de funcionamento menor. Confira sempre se os lugares que você quer visitar estarão abertos na época que você for para evitar frustrações!

4) Festivais locais

Assistir ou participar de Festivais locais é uma das melhores maneiras de experienciar a cultura do país que você estiver visitando. Muita gente planeja a data da viagem em torno desses festivais, e se você tem essa flexibilidade eu recomendo você fazer o mesmo! Para mim, ter tido a oportunidade de assistir o Palio di Siena na Itália, ou o Kanamara Matsuri no Japão, foram experiências que enriqueceram em múltiplos fatores minha vivência cultural destes países. Portanto, pesquise as datas dos maiores (e também dos pequenos!) festivais do seu país de destino, e tente ao máximo encaixar sua viagem para coincidir com as datas do festival!

5) Pontos turísticos

Neste item eu faço uma rápida pesquisa dos pontos principais que eu gostaria de visitar no país. Nada muito aprofundado, essa pesquisa mais detalhada eu faço quando estiver fazendo o roteiro. Aqui, eu dou uma pesquisada geral para ter uma pequena noção de quanto tempo seria o ideal de ficar para poder visitar todos os lugares que eu quero visitar no país. Além de contar quantos pontos eu gostaria de ver, também considero o tempo de viagem entre eles. Pode ser que eles estejam muito espalhados pelo país e eu tenha que considerar este tempo nas minhas datas e no meu roteiro.

Outra coisa para se considerar aqui é a época do ano ideal para visitar certas atrações. Alguns lugares, como por exemplo os parques de tulipas na Holanda, devem-se ser visitados em determinadas épocas do ano. Não adianta encontrar um parque que seja lindo na primavera, e planejar sua viagem para o verão! Deve-se levar tudo em consideração. Às vezes o ponto turístico que você quer visitar pode levar prioridade sobre festivais ou estações do ano. Tudo depende de suas preferências e prioridades!

6) Transporte dentro do país

Agora é a hora que eu vejo se é viável se locomover dentro do país, em termos de facilidade, segurança e dinheiro. Como já tenho as informações sobre a época que vou, e uma lista de lugares para onde quero ir, eu pesquiso se é possível fazer uma rota entre estes lugares. Pesquiso se tem algum impecílio em relação à época que estou indo (trens funcionam com frequência? Aeroportos fecham? Balsas fazem travessias?), se é seguro andar de transporte público sozinha (ou se é possível pegar caronas), e se fica muito caro. Com isso, tenho uma boa noção do que dá ou não dá para fazer, e se necessário risco (ou acrescento!) coisas da minha lista, e remanejo um pouco as datas da viagem.

7) Custos da viagem

Por último, pesquiso quais são os custos locais (o quão caro ou barato é o país), para ter uma noção de quanto dinheiro eu gastaria por dia. Os custos que eu olho são:

  • Acomodação (média de preço de hotéis, albergues, Airbnb, etc e possibilidade de hospedagem gratuita)
  • Transporte (passagem de trem, ônibus, voos domésticos ou taxis)
  • Comida (média de um lanche no supermercado, preços de restaurantes, etc)
  • Entradas para atrações ou parques (grandes atrações como museus, ruínas, templos, etc, normalmente requerem que você pague um valor para entrar, assim como passeios de barco, trilhas com guias, etc.).

Eu deixo esta pesquisa por último porque agora eu já estou super animada e inspirada para viajar para aquele lugar, e o dinheiro não será um obstáculo para mim. Mudo minha mentalidade de “não conseguirei pagar por isso” para “como farei para pagar por isso?“. Isso me faz buscar alternativas para conseguir conquistar minha viagem.

Você pode por exemplo encontrar várias dicas de como economizar dinheiro nas passagéns aéreas neste post, ou maneiras de como se hospedar de graça em qualquer lugar do mundo neste post.

Feito estas pesquisas, eu consolido meu país de destino (já sei que ele é viável em termos de segurança!), a melhor época do ano para ir considerando temperaturas, festivais e pontos turísticos (necessário para comprar minhas passagens!), como irei me locomover no país (necessário para fazer meu roteiro!) e quais serão meus custos de viagem (necessário para me organizar financeiramente!).

Com isso, agora é só tocar em frente os planejamentos da sua viagem!

Boa viagem! 🙂 ✈️

 

 

 

Deixe um comentário: