COMO VIAJAR O MUNDO DE CARONA

Uma vez me perguntaram: “Para viajar pela Europa, o jeito mais barato é de trem ou avião?”, para o qual eu respondi: “É de carona.”

As coisas que mais encarecem o orçamento da sua viagem são comida, acomodação e transporte. Eu já escrevi sobre como você pode se hospedar de graça em qualquer lugar do mundo, e como economizar na alimentação. Agora, vou te dar todas as dicas de como viajar de carona em qualquer lugar do mundo.

Ao contrário do que muitos pensam, viajar de carona é totalmente viável, possível, e seguro, desde que você saiba como. Existem algumas coisas que você precisa saber antes de começar sua carreira de caroneiro profissional.

Abaixo segue tudo que você precisa saber sobre como viajar de carona de maneira melhor, mais fácil, e segura!

1. Escolha um local que seja bom e seguro para você pedir carona

50% das chances de você pegar uma boa carona depende do lugar em que você fica. A regra número um de pegar carona é manter a segurança para você e para o motorista. Você deve sempre ficar em um lugar onde haja um espaço óbvio e seguro para o motorista parar o carro e você poder embarcar (um acostamento, um estacionamento, uma garagem…), e pensar em sua própria segurança também (por exemplo, procure ficar sempre na calçada ou no acostamento, nunca no meio da estrada). Tenha em mente que quanto mais rápido os carros estiverem passando, mais espaço você deve deixar para eles pararem de forma segura. Lembre-se: você não quer causar um acidente de trânsito!

O ato de alguém parar para você se dá nos poucos segundos entre o motorista te avistar, tomar a decisão de te pegar, e parar o carro. Portanto, certifique-se que você está visível, e obviamente pedindo carona, seja segurando uma plaquinha, ou fazendo o símbolo universal da carona (um dedão para cima).

Quanto mais você facilitar para o motorista, melhores são suas chances de conseguir uma carona

 

2. Para mais segurança, peça carona em postos de gasolina ou estacionamentos

Quando você está parado na estrada esperando uma carona, você não tem controle nenhum de quem vai parar para você. Claro, a maioria das pessoas neste mundo são boas, e você tem sempre a opção de recusar alguém que pare que você não se sinta confortável, mas depois que o sujeito for embora você irá de novo ficar na situação de esperar qualquer um parar para você.

Se você quer um pouco mais de segurança, peça carona em postos de gasolina ou estacionamentos, onde VOCÊ escolhe o motorista, e não ao contrário. Como os carros estão parados, você pode escolher uma família, mulheres, ou qualquer pessoa que você sinta uma energia boa, e perguntar gentilmente se eles estão indo na direção que você quer ir, e se eles poderiam te oferecer uma carona.

Esta técnica funciona muito bem principalmente para os novatos, para os que gostam de mais segurança, ou se você está em um país onde talvez não seja tão seguro pegar uma carona na beira da estrada. Para conferir se o país é seguro, procure em fórums de viajantes que já mochilaram por lá, principalmente as mulheres sozinhas.

Dica bônus: Ficar na saída de estacionamentos ou lugares onde os carros tenham que parar ou passar mais devagar também é uma boa, pois você consegue ver quem está dirigindo antes de jogar o dedão pra cima, além de conseguir fazer contato visual com a pessoa, o que facilita a conexão e faz com que mais carros parem para você!

Pedir carona no farol às vezes também funciona!

 

3. Se mantenha positivo e sorria!

Às vezes você pode ficar um bom tempo esperando que alguém pare para você. Já peguei caronas onde esperei menos que 5 minutos, e já peguei algumas onde esperei mais de uma hora.

Quando se está esperando por um longo período de tempo, é fácil ficar frustrado, se sentir abandonado, e pensar que ninguém se importa com você. Mas calma, fique tranquilo e mantenha uma atitude positiva. Seja simpático e sorria. Ninguém vai parar para você se você estiver irritado ou carrancudo. Bole uma brincadeira para se distrair, brinque com os carros que passam por você, acene, dance, cantarole, recite um poema. Se você estiver em um grupo de 2 ou 3 pessoas, ensaie coreografias que chame a atenção dos carros. Emane uma energia boa, e logo alguém vai parar para você.

Se por acaso começar a chover… você pode relaxar mais ainda! As pessoas tem mais pena de ver alguém esperando na chuva, e você conseguirá uma carona em poucos instantes. Só tenha cuidado com suas coisas – coloque uma capa de chuva na sua mala para proteger suas roupas, e uma capa de chuva em você (ou use um guarda-chuva) para não entrar ensopado no carro da pessoa.

 

4. Escolha um ponto estratégico da sua rota

Existem alguns pontos que são melhores e mais fáceis de se arranjar uma carona. Um ponto ideal para se conseguir uma boa carona seria:

  • Um ponto onde haja um tráfego grande de veículos: quanto mais carros estiverem passando, maiores são as suas chances de alguém parar para você.
  • Um ponto não tão no centro da cidade: dentro da cidade os carros tendem bem mais a estar fazendo viagens curtas (indo ao trabalho, na padaria, levando o filho na escola). Se você quer ir de uma cidade à outra, fique na entrada de alguma avenida grande que te leve para fora da cidade, ou alguma rua que leve à esta avenida.

Se você quer se locomover dentro da cidade a curtas distâncias, eu também recomendo andar até uma rua ou avenida onde o tráfego seja um pouco mais intenso para aumentar as suas chances de conseguir uma carona. Tenha sempre em mente a regra número 1 de escolher um local viável e seguro para o carro poder parar para você. Nunca fique parado em curvas ou lugares onde você possa causar um acidente. Na Europa, existem “pontos de carona” que automaticamente já indicam um lugar ideal para você pegar carona! (foto ao lado).

 

5. Tenha seu mapa em mãos

Hoje em dia, seu mapa muito provavelmente será seu smartfone. Eu recomendo fortemente que você baixe o aplicativo maps.me para sua viagem. Este aplicativo deixa você fazer o download da região ou país que você está viajando, e usar tudo offline. Você poderá montar rotas, encontrar pontos turísticos, estações de trem, e tudo que você faria com o waze ou google maps mas sem precisar de internet. Tenha o seu destino final marcado no mapa para poder ser fácil de apontar para o motorista exatamente onde você quer ir. Isto ajuda muito principalmente em casos onde haja alguma barreira linguística, ou se o motorista não sabe exatamente se seu destino fica dentro da rota dele ou não.

Quando você entrar no carro, inicie a sua rota no maps.me (ele vai funcionar exatamente como um GPS, e vai até recalcular a rota se você sair dela). Isto te dará segurança de que você está indo no caminho certo, e se por um acaso o motorista desviar do caminho de onde você quer ir, você poderá alertá-lo ou saltar e pegar outra carona. É muito importante você saber sempre onde você está, para você não se perder ou entrar numa fria de ser deixado em um ponto totalmente fora da sua rota! (acredite, já aconteceu comigo….)

Se você gosta de mapas de verdade, assinale o seu destino final, e tente se manter orientado pelas placas da estrada. Também não fique com vergonha de conferir com o motorista se as suas rotas estão batendo!

 

6. No dia da carona, evite cronogramas apertados ou ter hora para chegar

Quando chegar o dia de você pegar sua carona para mudar de cidade, é bom deixar algumas horas de margem no seu roteiro. Calcule as horas de viagem de A a B, e adicione pelo menos 3 horas a mais, levando em consideração o tempo de aparecer uma carona, paradas que o motorista talvez dê no caminho, troca de caronas, se perder, etc. Uma jornada de 2 horas pode levar 5 a 6 horas, fácil. Por isso é bom que você nem tenha nada planejado para aquele dia, para você não se estressar. Essa é a principal razão: não se estressar! Se você tem hora para chegar em algum lugar (seja o aeroporto, seja uma festa), e sua carona não aparece, isto te deixará ansioso, estressado e nervoso, o que dificultará aquela atitude positiva a qual eu mencionei há pouco, tão essencial para se conseguir uma carona!

Minha única “hora marcada” é com o pôr do sol: eu gosto sempre de viajar de carona quando está de dia, e chegar no meu próximo destino de dia também. Isso faz parte de não me deixar estressada. Por isso quando é dia de carona, eu saio sempre pela manhã. Quanto mais longe meu destino, mais cedo eu saio.

Já me aconteceu de atrasar muito com a minha carona, e eu ainda estar no meio do caminho ao pôr do sol. Neste caso, se você perceber que não vai conseguir chegar ao seu destino a tempo de ainda estar de dia, eu recomendo optar por parar na cidade em que você está ou numa cidade próxima e procurar por alguma acomodação (hostel, couchsurginf, etc), e seguir viagem no dia seguinte, a não ser que sua carona seja muito bacana e esteja te levando para um ponto muito próximo ao seu destino e onde você esteja seguro de chegar de noite.

 

7. Converse com o motorista

Motoristas podem parar para você por diversas razões. Alguns param porque são simplesmente almas boas e prestativas, outros porque talvez um dia eles também foram caroneiros, outros para ter uma companhia na estrada, outros porque te viram e acharam que você talvez pudesse ser uma pessoa interessante de se conversar! Se o motorista se mostrar interessado em conversar com você (pois alguns às vezes não gostam de conversar), seja simpático, amigável e politicamente correto. Evite reclamar ou entrar em assuntos como política, religião, etc. Bons começos de conversa são: “obrigada por me pegar!”, “é a primeira vez que você pega um caroneiro na estrada?”, “no que você trabalha?”, etc.

Eu tenho um hobby de anotar os trabalhos de todos os meus motoristas, pois eles são dos mais diversos! Já peguei carona com engenheiro, carpinteiro, vidente (que inclusive viu meu futuro), motorista de trem bala, motorista de caminhão de lixo, surfista, arquiteto, guarda de prisão, repórter de TV, cheirador de perfume (um dos únicos 30 “narizes” do mundo), entre muitos outros! Até carona em ônibus turístico eu já peguei!

P.S. Não subestime a energia que leva para você manter uma conversa fluindo, entreter seu motorista, e fazer com que ele não se arrependa de ter te dado carona. Fazer uma boa conexão com seu motorista também aumenta suas chances de ele te levar mais longe, ou até desviar um pouco do caminho dele para te deixar em um lugar melhor*.

*uma observação sobre o lugar onde sua carona te deixa: eu sempre prefiro que o motorista não me deixe bem em frente à casa do meu próximo anfitrião, ou do meu hostel. Por segurança, eu peço sempre que me deixe na esquina (“aqui está ótimo, é logo alí! Obrigada!”), e ando o restinho do caminho.

 

8. Que tipo de roupa usar?

A roupa é o elemento que traz segurança e confiança ao motorista que vai te pegar (afinal, ele também está trazendo um estranho para dentro do carro dele!).

Como mulher, eu nunca registrei diferença no tempo de espera entre caronas de acordo com a roupa que eu estava usando. As pessoas inconscientemente enxergam mulheres como sendo menos “perigosas” que homens, e mulheres tendem a conseguir caronas mais rápido que homens (eu espero em média de 15 a 20 mins, dificilmente tendo que esperar por mais de uma hora). Por isso, acho que para mulheres a roupa não faz muita diferença, apesar de alguns blogs dizerem que vestidos ajudam a te fazer parecer mais “feminina” e mais confiável. Minha única recomendação para meninas seria não usar roupas extremamente “provocativas”, muito curtas ou muito decotadas, ou esperar de biquíni. Feminismo à parte, isto é simplesmente para não dar a impressão errada para os motoristas. Você acabará espantando os prestativos, e atraindo os malucos.

Para os homens, a roupa pode sim fazer diferença, apesar de nem sempre. A recomendação básica é usar roupas claras (inconscientemente inspiram mais confiança), e evitar roupas velhas ou rasgadas. Alguns homens dizem que estar de barba feita às vezes ajuda. Há boatos de que uma camiseta do Super-homem seja a camiseta que mais dá resultados positivos – é colorida, chama a atenção, e é um símbolo universal de esperança e paz.

Dicas que vão para ambos os sexos são evitar camisetas com desenhos que podem espantar alguns motoristas (tipo caveiras ou coisas que vão contra a cultura local), não usar óculos escuros ou chapéu/boné que cubra o rosto, manter ambas as mãos visíveis para não parecer que você está escondendo nada, e qualquer outra coisa que seja do seu bom senso que ajude a te fazer parecer um cidadão bacana, confiável e do bem!

 

9. Mantenha sua mochila visível

Se você está viajando de carona, muito provavelmente você estará carregando uma mochila nas costas (apesar de eu já ter pegado carona com uma amiga que estava com uma mala de rodinha!). Uma boa recomendação é que você deixe sua mochila de mochileiro visível. Para alguns, isso dá a impressão de que você é um “viajante de verdade”, e viajantes mochileiros normalmente carregam a boa fama de serem tranquilos e com boas histórias para contar. Deixe sua mochila no chão à sua frente (já que você não quer ficar esperando uma hora com ela nas costas), e fique atrás sinalizando para os carros que passam.

 

10. Use uma plaquinha indicando seu destino

É um fato confirmado por todos os caroneiros que segurar uma plaquinha indicando seu destino aumentam em quase 100% suas chances de conseguir uma carona. A plaquinha tem algumas vantagens. Além de chamar mais a atenção dos motoristas do que você sinalizar somente com seu dedão, o motorista tende a parar mais se ele vê que você está indo para o mesmo lugar que ele, ou na mesma direção. Se você não tem nada indicando sua rota ou seu destino, a maioria dos motoristas irão passar por você e pensar “é muito improvável que esta pessoa esteja querendo uma carona para o lugar onde estou indo, não vou perder meu tempo parando para conferir…”.

O que escrever na sua plaquinha:

Às vezes, se você está indo muito longe, escrever seu destino final pode te atrapalhar mais do que te ajudar. A maioria dos motoristas não entendem que te levar até o meio do caminho já é de grande ajuda, e muitos irão passar reto pensando “ah, não vou até lá, portanto não sirvo”. Escreva o nome de uma grande cidade no meio do caminho, e uma vez no carro, conte ao motorista o seu verdadeiro destino. Pode ser que o motorista esteja indo para mais adiante, ou até mesmo para o seu destino final.

Procure não escrever cidades que estão muito perto de você, senão você acabará tendo de pular mais de carona em carona, o que leva tempo pois você tem que esperar entre uma carona e outra. É muito melhor pegar uma carona que te leve o mais longe possível.

Escrever nomes de estradas e a direção que você está indo pode ser uma boa também (por exemplo, se você quisesse ir de São Paulo ao Rio de Janeiro, você poderia escrever BR101/Rio. Qualquer um que estivesse pegando a BR101 sentido Rio poderia te pegar e te deixar em algum lugar do caminho). Aprenda sobre como funcionam as estradas no país que você está. Na Inglaterra por exemplo, as grandes rodovias tem um “M” na frente (M4, M25), as estradas médias carregam a letra “A” (A22, A13), etc, e a direção se dá por Norte/Sul/Leste/Oeste. Se você quisesse ir de Brighton à Londres, o mais sensato seria escrever “A23N/M23N”, as duas estradas que um motorista pegaria sentido Norte.

Escrever o nome da cidade na língua local pode ajudar bastante também. Por exemplo, se você estiver pegando uma carona até Florença, escreva em italiano “Firenze” (e não “Florence” em inglês, muito menos “Florença” em português!). Além de facilitar a compreensão, isso ajuda a mostrar mais afinidade sua com o país, e você ganha uns “pontinhos” com os motoristas. Em países onde o alfabeto é diferente (ex. China, Índia, etc), pode ser melhor ainda pedir ajuda à alguém para escrever seu destino no alfabeto local. Só certifique-se que a pessoa que irá escrever para você entendeu 100% onde você está querendo ir! Não esquente muito a cabeça com isso porém, a maioria das pessoas leem o nosso alfabeto “normal”, e eu nunca tive problemas com isso, mesmo no Japão.

O que usar como plaquinha:

Você pode usar pedaços de papelão, os quais você pode caçar nas lixeiras atrás de mercados, ou pedindo mesmo por caixas de papelão em mercados ou bares. Quando você ganhar uma caixa, corte em alguns pedaços usáveis (pelo menos 20x30cm, o tamanho de uma folha sulfite, ou melhor ainda de 30x45cm) e mantenha alguns de reserva no bolso de fora da sua mochila. Compre um canetão bem grosso e não o perca!

Uma outra opção para quem vai pegar muita carona é levar um mini quadro-branco, pois você pode reutilizá-lo quantas vezes quiser. Não se esqueça de levar um canetão próprio para quadro branco. Utilize papel ou uma flanelinha para apagar (não fique carregando um apagador).

Escreva de maneira clara em letras maiúsculas e grossas, preenchendo as letras. Mantenha sua plaquinha o menos poluída possível. Alguns viajantes às vezes colocam embaixo um sorrisinho, um “please”, ou algo engraçadinho como “I don’t bite” (“eu não mordo”) ou “free cookies”. Se você tem espaço na sua plaquinha, isso pode funcionar bem, senão, opte pelo menos é mais.

11. Mantenha suas coisas juntas

Tome cuidado para não esquecer nada no carro! Antes de começar a pedir a carona, coloque todas as suas coisas soltas em um lugar só. Quanto menos itens, menos as chances de você esquecer algo (chapéu, carteira, cachecol, óculos, etc). Eu entro sempre com minha mochila grande, e uma minha mochila menor de ataque que fica no meu colo. Essa minha mochila de ataque é minha “mochila emergência” onde eu coloco tudo de importante (dinheiro, documento, passaporte, etc), caso eu tenha que saltar do carro por alguma razão qualquer.

 

12. Viajando em duas ou mais pessoas

Muitas pessoas viajam de carona em duas ou mais pessoas. Há vantagens e desvantagens entre pegar carona em grupo ou sozinho. A principal vantagem é a segurança: você estará naturalmente mais seguro viajando em companhia de um amigo ou amigos. Isso quer dizer que você tem mais possibilidades de viajar a noite ou pegar caronas de lugares mais desertos. A desvantagem é que quanto maior o número de pessoas, mais difícil é arranjar uma carona. Pegar carona em dupla é quase tão fácil quanto pegar sozinho, porém se você estiver em 3 ou mais pessoas, uma melhor opção é dividir o grupo e se encontrar no destino final. Quando for se dividir, decida que grupo vai primeiro e peça carona separadamente, um grupo fica à mostra, e o outro fora de vista, para não assustar os motoristas com um grupo grande.

Dividir o grupo porém traz uma segunda desvantagem: por não existir duas caronas iguais neste mundo, pode ser que metade do grupo tenha muita sorte, e a outra metade nem tanta, e vocês acabem se desencontrando e tendo que dormir em cidades separadas. Uma vez recebi em minha casa 2 meninas europeias que estavam viajando o Brasil de carona com mais duas amigas (elas eram em 4, e se dividiam para pegar as caronas). As duas meninas que conseguiram chegar até minha casa pegaram uma carona que deu até almoço para elas, e elas chegaram super cedo, tomaram um banho e assistiram um Netflix à tarde no sofá. As duas amigas porém ficaram esperando por horas, tomaram muita chuva, e acabaram tendo que dormir em uma estação de ônibus no meio do caminho!

 

13. Mais dicas de segurança:

Se você nunca pegou carona e está com medo de começar, vou te dar algumas dicas extras de segurança para te deixar mais tranquilo e confiante.

  • Confie nos seus instintos: essa é a regra número 1 e vale acima de todas as outras. Se você não está se sentindo confortável de entrar em um carro que parou para você, não entre. Espere por outro. Se você está no meio do caminho e começou a se sentir desconfortável, peça para o motorista parar (desculpas boas são: “vou vomitar”, “preciso ir no banheiro”, e para mulheres principalmente: “desceu”). Seu instinto te ajudará em todas as situações. Uma vez na Suécia, parou para mim uma van toda preta. Porém o motorista tinha uma energia muuito boa, nos conectamos imediatamente, e foi uma das caronas mais memoráveis que já peguei!
  • Carregue um spray de pimenta ou uma faca de bolso, e os tenha em mãos. Apesar de eu nunca ter tido nenhum problema com caronas nem nunca ter ouvido falar de alguém que tenha, um item desses pode te deixar simplesmente mais confiante e seguro, então pode ser bom para você carregar algo assim.
  • Tire uma foto da placa do carro e mande para um amigo ou para seu contato emergência, tudo isso na frente do motorista. Você pode também simplesmente fingir tirar a foto e mandar. Você se sentirá mais seguro e seu motorista vai saber que tem alguém monitorando você.
  • Se o motorista perguntar se você está viajando sozinho ou sozinha, diga que não. Sempre que me perguntam isso, eu digo que meu namorado (pode ser também um amigo) está me esperando na próxima parada, e às vezes finjo mandar uma mensagem de texto para o tal sujeito. Às vezes eu descrevo meu “namorado” como sendo um cara bem alto e muito forte, e faixa preta em alguma arte marcial (eu me divirto com as descrições!).

14. Aplicativos de carona

Por fim, existem dois aplicativos bem bacanas que você pode baixar no seu celular que são próprios para caronas. Estes são liftshare e blablacar. Ambos funcionam do mesmo jeito. Você pode se cadastrar tanto como motorista quanto como caroneiro, e o aplicativo funciona parecido com o Uber com base em referências que você deixa para o motorista/caroneiro. A idéia é dividir os custos da gasolina, de modo a sair mais barato para quem dá e para quem pega a carona. Apesar de não ser uma carona de graça, para alguns trechos vale muito a pena, e tem um nível de segurança a mais que são as referências e também a verificação dos membros cadastrados.

 

Com isso, você está pronto para começar sua carreira de caroneiro em alto estilo! Pegar carona com estranhos é uma experiência incrível que irá trabalhar a sua gratidão, confiança e perseverança, irá fazer com que você conheça de perto a bondade e a generosidade humana, e claro fará com que você encontre com pessoas maravilhosas pelo caminho! A carona também é um ótimo meio de você praticar a língua do país, pois os esforços de segurar uma conversa em uma língua estrangeira por horas afim é o curso mais intensivo e mais prático que você jamais encontrará no mundo!

Eu já peguei muita carona sozinha, e conheço muitos homens e mulheres que viajam o mundo de carona também. Não tenha medo, a primeira vez é a que dá mais frio na barriga (e principalmente mais vergonha!), mas depois do batismo você não vai mais querer viajar de outra maneira! Basta seguir as dicas acima, e em pouco tempo você será um caroneiro profissional!

 

Boas caronas e boa viagem! 🙂 ✈️

Deixe um comentário: