QUAIS “LUXOS” VALEM A PENA LEVAR NA BAGAGEM SEM SE SENTIR CULPADO

Você vai viajar e está preocupado com o peso (e o tamanho) da sua mala? Dependendo de onde você vai, ou do estilo da sua viagem, nem sempre você pode se dar ao luxo de levar 2 malas gigantes de rodinha pesando 23kg cada. Já pensou mochilar na Ásia arrastando na areia suas duas malas atrás? É por isso que a maioria dos viajantes escolhe carregar sua bagagem nas costas – é muito mais prático em todas as situações!

Porém, existem alguns itens preciosos que, mesmo não sendo essenciais para a viagem, são essenciais para você e seu bem estar. Isso varia muito de pessoa para pessoa: pode ser um livro, produtos de beleza, ou algo que faz você lembrar de alguém como se essa pessoa estivesse viajando com você.

Então quais desses luxos valem a pena levar na mala, sem você ficar se sentindo culpado?

1. Livro x Kindle

Sem sombra de dúvidas, um livro é o luxo que mais vale a pena carregar na mala. Um luxo que ninguém se arrepende de ter levado, nunca. Mas é melhor levar livro ou kindle na bagagem?

Se você é um leitor ávido, levar um aparelho como o Kindle na sua viagem parece ser a escolha mais lógica, afinal ele é leve, compacto, e cabem milhares de livros dentro. Se você gosta de kindle, perfeito!

Contudo, se você é “old school” e curte muito mais o toque do papel, levar um livro pode ser uma escolha mais sábia, além de possivelmente te proporcionar experiências mais interessantes. Pense: se você não gosta de ler no digital, você se enxerga pegando seu kindle para ler na rede, ou será que você ficaria desanimado com a idéia? Se a idéia te desanima e a hora da leitura é importante para você, isso pode te desvitalizar na viagem. Portanto, vale muito mais a pena carregar seu livro consigo!

E além do mais, uma das coisas mais legais de se fazer na viagem é “troca de livros” com outros viajantes. A maioria dos hostels tem uma estante com livros de todas as línguas e países, deixados por viajantes, onde você pode deixar o livro que você acabou de ler, e pegar outro de seu interesse! Não é raro também se deparar com “bibliotecas de rua” em vários lugares do mundo, pequenas estantes na rua onde também é possível fazer essa troca de livros!

Obs. Se você optar por levar um livro, dê preferência sempre a livros de capa mole (paperback), ou versões de livros específicas para viagem, que são bem menores mais leves. Se você não encontrar em nenhum lugar, no aeroporto sempre tem muitas opções!

2. Diário ou Caderno de anotações

                     

Se você gosta de escrever, não hesite em levar seu melhor diário ou caderno com você na viagem, mesmo que ele seja um pouco pesado.

Quando eu fui para o Japão, eu levei um diário de capa de couro com folhas grossas, pois além de gostar de escrever, eu também gosto de pintar com tinta aquarela. Acho que esse diário pesava quase 500g (foto acima!), um absurdo de peso se você considerar que minha mochila toda pesava pouco menos de 7kg. Porém, toda vez que eu parava em algum lugar, algum templo místico no topo de uma montanha, eu pegava meu diário, e viajava ainda mais fundo com ele.

Escrever e pintar naquele diário maravilhoso me trazia paz, e esses momentos eram entre os mais especiais do meu dia. Portanto, não me arrependo de tê-lo levado nem por um segundo!

O que nos leva ao próximo ponto:

3. Kit de Artes para os artistas de plantão

Se você viaja não com os pés mas com a ponta do pincel, não pense duas vezes antes de levar consigo tudo que lhe é necessário para te satisfazer artisticamente! Leve um caderno com folhas especiais para pintura ou desenho, e leve seus lápis, tintas, pinceis, etc.

Eu normalmente levo um estojinho de tinta para viagem, (é compacto e satisfaz minhas necessidades artísticas), mas já vi viajantes tirarem tubos de tintas de suas mochilas, e já conheci até um viajante que levava suas telas consigo por onde ia!

4. Instrumento Musical

Você não é leitor, nem escritor, nem artista? Então talvez você seja um músico!

Se você tem a sorte de tocar um instrumento que não seja muito grande nem muito pesado de carregar (por exemplo um ukelele, uma gaita, uma flauta, um pandeiro, um clarinete, etc), faça um grande favor a você mesmo e leve-o na bagagem!

Quem toca um instrumento sabe que aquele instrumento tem em si um pedaço da nossa própria alma, e às vezes é difícil ficar muito tempo separado dele.

Levar um instrumento tem muuuuitas vantagens: além de poder te fazer companhia se você está se sentindo sozinho (e te alegrar se você está se sentindo triste), você pode usar para entreter pessoas (seja no seu hostel ou na casa do seu anfitrião), e o melhor de tudo, você pode fazer dinheiro com ele tocando na rua!

Minha flauta transversal já me rendeu muitos dólares tocando em praças e perto de pontos turísticos. Eu normalmente tiro dinheiro suficiente para dois ou três dias de alimentação, tocando por uma ou duas horas. É um jeito super sustentável de viajar fazendo dinheiro por onde passa! Você não precisa ser excelente músico para fazer tal coisa (eu não sou nem perto de intermediária!) – muitas vezes é óbvio que você é estrangeiro/viajante, e a maioria das pessoas apreciam isso e são sempre muito gentis e generosas!

Obs. Se você toca um instrumento maior e mais pesado, ainda assim talvez você possa considerar levá-lo, principlamente se você planeja ganhar dinheiro com ele no caminho. Somente considere bastante os prós e contras antes de tomar qualquer decisão!

5. Travesseiro

O assunto travesseiro é uma grande controvérsia no mundo dos viajantes. Lógico que estamos falando aqui sobre travesseiros de viagem, não aquele que você usa na cama!

A minha opinião é que vale muito a pena levar um travesseiro sim, principalmente se for um daqueles infláveis bem confortáveis que você encontra em lojas de artigos de viagem.

Nem sempre você vai encontrar travesseiro no hostel ou na casa em que você está hospedado (acredite!), e dormir toda noite com a cabeça em cima das suas roupas pode ser bem desconfortável. Além disso, talvez sua viagem inclua longas jornadas de trem ou ônibus, e muitas vezes sua única felicidade pode depender exclusivamente do seu amado travesseiro inflável.

Se você não tem dinheiro para comprar um super travesseiro inflável, não se preocupe. Eu mesma fiz meu próprio travesseiro caseiro que funciona super bem. Costure um saquinho e encha de espuma, ou desmanche uma almofada velha e recosture metade da almofada. Faça uma fronha simples de pano (de preferência algodão), e costure na ponta da fronha duas tirinhas. Enrole o travesseiro e amarre as duas tirinhas em volta para que ele fique enroladinho e compacto. Pronto! Funciona perfeitamente! 😀

6. Baralho/Mini-jogos de Viagem

É importante levar algo para se entreter, e também para socializar. Um baralho é um dos candidatos mais práticos para se levar como entretenimento, por conta das inúmeras possibilidades de jogos que ele traz. Além disso, você pode ensinar algum jogo de baralho típico da sua região ou país, que pode ser uma boa troca cultural!

Se você não gosta de baralho, pode considerar outros jogos leves como Uno, Super Trunfo, etc, ou versões em miniatura de jogos espeicias para viagem, como xadrez, ludo, damas, etc.

Não conte com os jogos do seu celular! Além de anti-social, você pode não ter acesso à internet, não ter eletrecidade ou onde carregar, ou precisar economizar a bateria por algum outro motivo.

7. Maquiagem/Produtos de Beleza

Este é outro assunto controverso. Muitos dizem para você deixar de lado o que parece ser superficial, e abraçar sua beleza natural. Sim, por um lado quando você viaja é bem possível que seus valores e percepções de beleza mudem, ou que você não tenha tempo para se dedicar tanto com sua beleza, ou talvez faz tanto calor que a maquigem derrete, ou tanto frio que ela congela.

Porém, se você valoriza a estética e o cuidado com a beleza, leve um kit básico de maquiagem, e os cremes hidratantes mais importantes para sua pele e cabelo. Respeite seus limites e o que é de valor para você. Se aos poucos você for se desapegando deles, ótimo, menos peso para carregar nas costas! Senão, seus valores de beleza são tão importantes quanto os valores de outro alguém pela leitura.

8. Plug de Ouvido e Máscara Para Dormir

Se você tem sono leve, e planeja dormir em hostels ou compartilhar quartos, pode ser uma boa levar um plug protetor de ouvido para abafar um pouco roncos/trem/tráfego/falatórios.

Máscaras para dormir também podem ser úteis em hostels quando você quer se deitar mais cedo, ou mesmo em viagens de trem ou ônibus.

9. Cuidado com objetos de extremo valor emocional

Talvez você tenha um amuleto da sorte, um amuleto de proteção, ou algo pertencente à alguem especial que você carrega sempre consigo, e quer levar junto com você na sua viagem.

Cuidado! Lembre-se que em uma viagem coisas se perdem, quebram, molham ou podem ser furtadas. Não leve objetos que são absolutamente insubstituíveis para você. Ao invés disso, você pode levar algo que represente aquele objeto ou aquela pessoa a você – um botton para por na mala, uma foto, uma pulseira… Algo leve mas com tanto sentido quanto!

 

O que NÃO vale a pena levar:

 

Algumas coisas são totalmente desnecessárias e são erros comuns de “marinheiros de primeira viagem”. Por exemplo:

Calçados ou Roupas exclusivas para uso social: a não ser que você esteja planejando sair todas as noites da sua viagem (e mesmo que você esteja planejando isso, isso provavelmente não irá acontecer!), não leve roupas que só podem ser usadas em uma ocasião. Suas roupas devem ser versáteis – leve blusas e calçados que sirvam para dar uma saidinha mais social, mas que também sejam práticos e possíveis de serem usados no dia-a-dia.

Bússola: como hoje em dia a maioria das pessoas tem um smartfone dotado de Google Maps (e de bússola), uma bússola física não é necessária. Mesmo que você não tenha um smartfone, você muito provavelmente encontrará alguém que tenha um com um google maps para te emprestar. A não ser que você for fazer hiking com mapas físicos, não precisa levar bússola na mochila.

Comida: muitas pessoas são tentadas a levar comidas que são familiares na mochila quando saem de casa (por exemplo, barrinha de cereal do mercado da esquina, biscoitos da marca que gosta, etc). Não leve nada que não seja essencial! Se sua viagem for durar qualquer coisa que seja mais que uma semana, essas comidas não vão durar a viagem inteira, e você vai ter que encontrar alternativas locais de qualquer jeito. Uma exceção à essa regra seria levar algo típico do Brasil como presente ou troca cultural. Por exemplo, você pode levar farinha de tapioca e fazer de café da manhã nas casas dos seus anfitriões ou nos hostels – você come o que gosta, mas também compartilha da sua cultura com outras pessoas!

“Reservas”: nunca leve nada além do necessário – para coisas que acabam (shampoo, sabonete, pasta de dente, absorvente, desodorante, etc), leve sempre em quantidades razoáveis (para mais ou menos duas semanas), e se planeje para reabastecer no caminho. Por exemplo, não leve 3 desodorantes para durar 3 meses de viagem – leve um desodorante pequeno, e quando este acabar, compre outro. O mesmo vale para um chinelo extra “caso” seu chenelo quebrar, uma capa de chuva extra “caso” a sua rasgar, etc.

Guias turísticos: hoje em dia, acesso à internet é muito fácil. Não leve peso extra quando você pode acessar toda essa informação online. Se seu guia tiver trechos muito legais específicos de cidades que você vai visitar, ao invés de levar o livro todo, tire xerox somente das páginas que você vai precisar!

 

Quando você estiver fazendo sua mala, esteja sempre consciente do tamanho e peso de cada coisa, e se aquela coisa é absolutamente necessária. Se você está em dúvida de levar algo, e sua frase começa com “e se…” ou “só para esta uma ocasião”, você provavelmente vai se arrepender de ter trazido! A não ser que você esteja indo para um lugar muito remoto, deixe estas coisas “e se…” para comprar lá. Com certeza vai ser mais barato, ou você vai ter menos dinheiro para comprar e vai parecer uma péssima idéia carregar aquilo.

Os pequenos “luxos” que nos permitimos carregar devem ser essenciais para seu bem estar estado de espírito, duas coisas essenciais que devem ser bem cuidadas durante sua viagem. Qualquer coisa que te revitalize, que te conecte com você mesmo,  ou que te ajude a descansar ou relaxar são coisas que valem a pena serem levadas na mala!

Boa sorte na mala e boa viagem! 🙂 ✈️

 

Obs.: Se você está indo para um lugar frio, confira este post sobre itens essenciais para de levar na sua mala de inverno

Obs. 2: Tem alguma dúvida ou sugestão de algum item que valeu a pena ser levado na sua viagem? Deixe nos comentários abaixo!

Deixe um comentário: