É um clássico: todos que vão viajar para um país frio pela primeira vez, levam metade do guarda roupa na mala. Milhares de pares de meias e blusas de lã, 3 casacos, 5 calças e 8 gorros. É um fato conhecido mundialmente que brasileiro tem trauma de passar frio. Quando se vê uma pessoa toda encapotada, já logo se diz: “só pode ser brasileiro!”.
Porém a verdade é que como nós realmente não temos o frio extremo no Brasil, nós não aprendemos a nos vestir para o inverno. Eu morei 7 anos na Inglaterra, onde se faz muito frio (praticamente o ano inteiro), e lá as pessoas já tem o “esquema” de como se vestir apropriadamente, sem perder a capacidade de levantar os braços ou mover as pernas. São pequenos macetes que além de ajudar a se agasalhar de forma mais prática, também ajudam a diminuir o peso da mala!
Para você entender o raciocínio, a grande sacada é se vestir em camadas, ao invés de colocar blusa de lã em cima de blusa de lã. Cada camada tem seu propósito, por exemplo, as camadas de dentro ajudam a manter a temperatura do corpo, enquanto as de fora ajudam a barrar o frio e o vento. Por isso é uma questão de se vestir inteligentemente, de modo a ficar mais aquecido com menos volume (o que significa menos volume e peso para sua mochila também!).
A lista a seguir é o que eu recomendo levar na mala quando se vai viajar para um lugar frio, levando em consideração a probabilidade de chuva e neve no local (lembrando que neve molha tanto quanto chuva!). Esta lista inclui todos os itens ESSENCIAIS com o quais você pode viver e viajar tranquilo, sem passar frio. Estes itens são as coisas básicas que NÃO podem faltam na sua mala.
Lista básica essencial de inverno:
-
1 gorro:
de preferência de lã forrado de feltro por dentro para ser mais quentinho e não molhar a cabeça. Se você for para um lugar de extremo frio (ex. -30oC) leve um com abas que cubram a orelha. Aqueles aquecedores de orelha não são tão indicados pois você irá com certeza sentir frio na cabeça!
-
2 cachecóis:
o item mais essencial e versátil da sua mala. Porque dois? Porque variando o cachecol você já varia a roupa toda, e o segundo cachecol pode servir de cobertor se você estiver com muito frio a noite. Cachecol de lã é mais quente, porem mais volumoso. Eu gosto de levar sempre cachecóis de pano, seja algodão ou fleece.
-
1 par de luvas:
para invernos mais “amenos” (-10oC a 10oC), uma luva de lã ou pano dá conta. Para frios extremos, principalmente se você vai ficar muito em contato com a neve (ex. For esquiar), leve luvas mais grossas que são forradas e impermeáveis.
-
1 boa bota de caminhada:
de preferência de cano alto se você for pegar neve. Essencial também que seja impermeável e quente. É bom que seja um número um pouco maior para poder caber 2 meias confortavelmente (uma fina e uma grossa). Pense que você irá usar essa bota para passear de dia e sair a noite, portanto o mais ideal é ter uma que seja versátil (não tenha tanta cara de bota de trilha), para você poder sair com ela também! Bota é uma coisa que pesa, portanto considere muuuito antes de levar um segundo par social, ou leve um que você não se importe de deixar para trás! Você não irá usar tênis esportivo tipo “adidas”, se levar vai passar frio e vai ter que comprar uma bota para substituir!
-
Meias normais:
uma meia para cada dia, ou se houver a possibilidade de lavar roupa na viagem, 5 meias (normalmente em um mochilão você não passará mais de 5 dias sem a possibilidade de lavar roupa).
-
2 meias grossas:
para por por cima da meia normal com a bota. Esta meia grossa pode ser de lã ou térmica (você encontra meias especiais de inverno em lojas de caminhada). Fique atento ao volume, quanto menos volumosa (e mais quente) melhor.
-
1 par de meias exclusivas para dormir:
este par de meias é sagrado e você não usará ele de dia sob qualquer circunstância! É bom que sejam meias mais quentinhas para você poder dormir bem.
-
1 calça de colocar por baixo:
pode ser uma meia-calça forrada ou de lã para meninas, ou uma calça justa confortável forrada ou de lã para meninos. Esta camada é essencial, nem pense em colocar somente uma calça jeans direto no corpo pois elas são congelantes!
-
2 calças:
é bom que pelo menos uma seja impermeável, para lugares onde chove muito no inverno ou neva. Calça jeans dá para usar desde que seja com uma camada por baixo. Legging também dá para usar mas desde que seja forrada por dentro, ou que também caiba uma camada por baixo! Eu levo sempre 2 opções para não ter perigo de uma molhar e eu não ter outra para usar.
-
Camisetas de manga comprida:
substitua o que você levaria de camiseta de manga curta por camisetas de manga comprida, principalmente camisetas de algodão que sejam bem confortáveis e quentinhas (você pode encontrar até dos tipos térmicas especiais que ajudam a manter a temperatura do corpo ainda mais). Esta é sua primeira camada e já faz toda a diferença se ela for pelo menos de manga comprida. De novo aqui a quantidade vai depender da duração da sua viagem ou da sua capacidade de lavar roupa. No frio você não soa tanto, então é tranquilo repetir roupa, portanto pode levar uma quantidade a menos do que o tanto de dias que você vai ficar. Considerando que você lave roupa, 3 ou 4 camisetas de manga comprida podem te durar um ano de mochilão.
-
1 cashmere/1 blusa de lã:
esta será sua segunda camada. A opção mais IDEAL é levar uma cashmere. É o melhor investimento que você pode fazer na vida. Cashmeres são super leves, não fazem nenhum volume e são MUITO quentinhas (uma cashmere vale por 2 blusas de lã). Se você não tem ou não pode comprar uma, leve 1 blusa de lã de espessura média, não muito volumosa, mas que seja bem quente (aquelas blusas de lã de ponto largo não esquentam muito, por exemplo). É bom que suas opções sejam confortáveis para dormir também.
-
1 fleece/1 moletom grosso:
a fleece é uma camada térmica fina e quente que você encontra em lojas de esporte tipo Decathlon (como esta). É ótima para vestir por cima da lã ou da cashmere, e é bem leve de levar na mala. Um bom moletom por cima de tudo também vale, porém teria que ser um moletom mais grosso ou forrado (portanto mais volumoso) para poder aquecer ao mesmo nível da fleece. Esta terceira camada dá uma boa arrematada nas outras, a fleece e o moletom fazem o papel de “cobrir os buraquinhos” da lã ou da cashmere, e ajudam a barrar o frio.
-
1 casaco:
o ideal é que seja um casaco grosso e quente (pode ser de penas ou forrado), com capuz, e que seja impermeável. Lembre-se que a neve molha tanto quanto a chuva, e em muitos lugares há muito dos dois no inverno! Quando se trata de casaco, às vezes vale mais a pena levar um qualquer do Brasil, e comprar um mais apropriado no país que você está indo visitar. Na Europa por exemplo, você encontra casacos de extrema qualidade (super leves, quentes, versáteis e lindos) que você não encontra no Brasil, ou pela metade do preço. O melhor casaco para um mochileiro você encontra em uma loja na Europa (também no Japão e em outros lugares do mundo) chamada UniQlo, é um casaco impermeável de penas de ganso que quando guarda fica do tamanho de um abacate! (veja modelo feminino e modelo masculino). Já encontrei um parecido com esse na Decathlon, porém ura um pouco mais volumoso e sem capuz (este aqui).
-
1 pijama:
não recicle suas roupas do dia como pijamas. Tenha uma calça e uma blusa de algodão ou fleece bem quentinhas exclusivas para dormir. Não é luxo, é na realidade essencial que você tenha a certeza de ter sempre roupas limpas e principalmente secas para dormir.
DICAS BÔNUS
-
1 capa impermeável para a sua mochila:
esta é também essencial para manter suas roupas sempre secas caso você tenha que andar com a mochila na chuva ou neve! De nada adianta levar as roupas perfeitas se estas ficarem molhadas certo!?
-
Protetor labial
no frio é muito comum rachar os lábios. Se você não cuidar disso, pode ser bem dolorido e bem desagradável. Leve uma manteiga de cacau ou lip balm no bolso ou na bolsa e passe toda hora.
Seguindo esta lista, pode ter certeza de que você não passará frio, e sua mala ou mochila ficará muito mais prática e não volumosa! Se você gosta muito de fazer vários estilos e variações, você pode acrescentar itens ao seu critério (várias opções de blusas de lã por exemplo, ou conjuntos de gorro e cachecol combinando), porém não se esqueça de levar em consideração o tanto de peso que você pode (ou tá afim!) de carregar.
Lembre-se também que você pode complementar sua mala com coisas compradas lá fora, onde muitas vezes pode ter uma melhor qualidade e menor preço. Você nem sempre precisa gastar muito dinheiro comprando essas coisas também. Na Europa por exemplo é bem comum lojas de roupas usadas onde você pode enontrar casacos ou cashmeres a partir de 10 euros!
Espero poder ter te deixado com algumas boas dicas de como se manter aquecido de forma inteligente, e do que você não pode deixar de levar consigo na sua viagem. Agora é só fazer as malas!
Bom packing e boa viagem! 🙂 ✈️